Lavagem a seco: Descubra como é feita a lavagem a seco e como ela pode recuperar suas roupas

04 setembro

Quando pensamos em lavar roupa, logo vem à mente a imagem de uma máquina de lavar cheia de água e espuma. Mas nem sempre tem que ser assim! Para alguns tecidos, a lavagem com água é extremamente prejudicial e pode causar danos irreversíveis à peça.



Para higienizar roupas mais delicadas, o ideal é optar pela lavagem a seco. Com essa técnica, as sujidades e manchas são eliminadas graças a produtos para lavagem a seco à base de hidrocarboneto ou com percloroetileno, conhecidos como solventes. A grande vantagem do solvente químico em comparação com a água é o fato de ele não expandir a fibra dos tecidos. Quando isso acontece, existe a probabilidade dessa fibra se encolher mais que o normal, deformando a roupa.


Apesar de ser um processo mais sofisticado que a lavagem comum, a lavagem a seco não é necessária em todo tipo de roupa. Peças simples do dia a dia, como jeans e malhas podem passar pelo processo tradicional sem sofrer nenhuma modificação. Veja abaixo algumas peças que podem estragar facilmente caso não sejam lavadas a seco:



Ternos: Qualquer modelo de terno vai perder sua forma original quando lavado na máquina tradicional. Mas o problema se agrava ainda mais quando se trata de lavar terno de lã fria: nesse caso, sua fibra certamente será danificada e a peça perderá seu brilho característico.

Roupas de lã: A lã é um tecido extremamente durável, desde que bem cuidado. Quando lavada com água ela pode se deformar, encher de bolinhas e encolher muito! Um casaco de lã de adulto, quando lavado na máquina de lavar doméstica, pode facilmente virar um casaco infantil.

Vestidos de festa: Esse tipo de vestido geralmente é feito em tecidos nobres, como seda, chiffon, renda e tafetá. Nenhum deles resistiria a uma lavagem tradicional. Além disso, essas peças costumam ter detalhes bordados ou enfeites como pérolas e pedrarias. A chance de vários desses adereços se soltarem ao lavar vestido de festa na máquina de lavar é bem alta.


Ficou curiosa para saber como essa técnica funciona? Vou explicar passo a passo como é o procedimento de higienização a seco. Confira:
- Quando chega na lavanderia, a roupa passa por uma inspeção para que sua constituição seja identificada, bem como as instruções de lavagem do fabricante. Manchas e sujidades serão detectadas e os produtos específicos para cada tipo de mancha selecionados
- Com o auxílio de um dosador, o produto é aplicado à mão no local da mancha. Em seguida, ela é retirada com o auxílio de pistolas de ar comprimido e vapor, coadjuvados por um sistema de vácuo de alta pressão, para rápida extração de resíduos e químicos excessivos. - Posteriormente, a roupa é colocada em uma máquina, onde é lavada com solvente e centrifugada. A peça já sai dessa etapa completamente limpa e seca, graças ao acionamento de um sistema de secagem baseado no controle cibernético de umidade e temperatura.
- A roupa passa por uma nova inspeção, para que o funcionário da lavanderia confira se as manchas foram completamente removidas. Se ainda restar sujeira, o processo se repete; Importa frisar que há manchas que não são passíveis de remoção, seja por efeito da intensidade do dano, pela fixação por efeitos ópticos ou termicos, seja pelo tempo de permanência da mesma no tecido.
- Caso os padrões de qualidade estejam atendidos, a roupa segue para a passadoria, onde é passada com ferro à vapor em uma máquina especial , provida de recursos especiais de acabamento, como controle de temperatura, insuflamento de ar e vapor na própria bancada, tudo isso acoplado a um sistema de vácuo de alta pressão para fixação da roupa na referida bancada, permitindo ao passador profissional trabalhar com mais segurança e esmero.
- Para finalizar, a roupa é dobrada e embalada, de acordo com suas características

Na próxima vez que precisar lavar uma roupa a seco, conte com a Dry Wash! Eles possuem mais de 22 anos de experiência no cuidado com todo o tipo de roupa e com diferentes técnicas de lavagem, além de produtos da melhor qualidade, manuseados por profissionais extensivamente treinados e capacitados e você encontra uma unidade ai pertinho da sua casa.
Espero que tenham gostado!
Beijoss

#publipost

Você também vai gostar!

0 comentários